Integralmédica

Proteína da soja e seu beneficios


A proteína de soja pode ser uma alternativa às fontes animais de proteína. A soja possui mais proteínas do que carne, ovos ou peixe, e contém uma ampla variedade de nutrientes essenciais, incluindo o cálcio, ferro, potássio, vitamina E fibra, e isso é surpreendente para a maioria das pessoas.
A soja é um grão cujo óleo é extraído e o que resta é o resíduo de proteína da soja. Comercialmente, podemos encontrar o tofu, o leite de soja, o tempeh, a farinha de soja, entre outros. As suas diferentes formas podem fazer parte de sopas, molhos, bolos, ou misturas para a ingestão de sua proteína. As formas em pó podem ser acrescentadas a bebidas hambúrgueres e massas.
Por conter os importantíssimos BCAA, glutamina e arginina, a soja está ganhando cada vez mais popularidade entre os desportistas e aqueles preocupados com a alimentação. Ela não apenas ajuda no crescimento e na recuperação muscular, como também contribuí para o aumento do metabolismo e a perda de gordura. Estudos com atletas homens e mulheres demonstraram que a soja fornece elementos que favorecem o aumenta da massa muscular, a melhora do desempenho e o estímulo do metabolismo visando à redução da gordura corporal.
A soja, por causa da isoflavona que possui, também auxilia no combate aos radicais livres para favorecer o funcionamento do sistema imunológico. Além disso, o consumo diário de proteína de soja pode ajudar a reduzir o colesterol, o que ajuda na manutenção da saúde do coração e do sistema circulatório, sendo importante também para ampliar os benefícios, a adoção de uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudável.
A proteína de soja pode ser concentrada, isolada ou texturizada. A proteína de soja concentrada contém pelo menos 65% de proteína e a maioria dos carboidratos presentes nos grãos de soja. A proteína de soja isolada é a mais pura e refinada forma disponível. Ela é feita a partir das sementes de soja em um processo que provê pelo menos 90% de proteína. Os carboidratos são retirados da soja isolada. A proteína de soja texturizada é feita a partir da proteína de soja concentrada.

Fonte: Guia Completo de Suplementação Alimentar – Bodygenics

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »