Integralmédica

Álcool x ganho de massa muscular



Se seu objetivo é a hipertrofia, não existe coisa pior que o consumo de bebidas alcoólicas. O fator principal para quem procura aumento de massa muscular é a alimentação. Se a alimentação é ruim, se faltam nutrientes, vitaminas, etc., os ganhos de massa muscular acabem sendo comprometidos. Mesmo que a pessoa tenha um bom treino e alimentação, seu rendimento e seus ganhos podem acabar bastante comprometidos devido ao fato de que seu corpo não conseguirá obter os nutrientes e vitaminas como realmente necessitaria, com o consumo de álcool.
Ninguém cresce dentro da academia você só vai à academia pra fazer lesões nos músculos. É fora da academia, durante o descanso, que o individuo irá crescer fazendo que seus músculos sarem. Para isso são necessárias boas noites de sono e a manutenção de uma boa alimentação, não só ao longo do dia como durante a semana toda.
Ninguém cresce dentro da academia você só vai à academia pra fazer lesões nos músculos. É fora da academia, durante o descanso, que o individuo irá crescer fazendo que seus músculos sarem. Para isso são necessárias boas noites de sono e a manutenção de uma boa alimentação, não só ao longo do dia como durante a semana toda.
Vale lembrar que, muitas vezes, junto com o consumo do álcool, vem o famoso “tira-gosto”, que geralmente são aperitivos engordurados, frituras, etc. Mesmo em pequenas quantidades, já se torna ruim  para qualquer sucesso em termos de resultados de emagrecimento e/ou definição. Comparando as calorias do álcool com outros nutrientes ele só pede para as gorduras
  • 1 grama de gordura = 9 calorias.
  • 1 grama de álcool = 7 calorias;
  • 1 grama de proteína = 4 calorias;
  • 1 grama de carboidrato = 4 calorias;

Vou te explica melhor onde o álcool entra nisso observando os efeitos da bebida alcoólica dentro do organismo.

  •  Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;- Causa desidratação do organismo;
  •  Diminui a taxa de açúcar no sangue;
  •  Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
  •  Diminui os níveis de testosterona;
  •  Causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.

Mesmo sendo bem calórico, o álcool prejudica o organismo, que fica deficiente de vitaminas, sais minerais e proteínas. Ele é rapidamente absorvido pelo corpo e acaba atrapalhando o seu metabolismo e a capacidade do seu organismo em restabelecer a presença de açúcar no sangue (glicemia). Mesmo bem nutrido, o organismo não consegue absorver bem os nutrientes dos alimentos,  principalmente as vitaminas B1, B6, B3 e o ácido fólico. Isso faz com que a pessoa tenha falta de apetite, e essa deficiência alimentar provoca reações danosas, causadas também pela queda acentuada de potássio, magnésio, cálcio, zinco e fósforo. Segundo Dr. João Pinheiro (CRMSP 74184) “Teses e estudos recentes comprovam que o álcool é hiper-estrogênico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.”
Vou citar 5 motivos para você praticante de musculação não consumir álcool
 O álcool estimula a diurese, portanto, ao invés de reidratar o indivíduo , proporciona desidratação potencializada somada ao exercício, o que pode provocar fraqueza, tontura e diversos danos.
É absorvido rapidamente pelo organismo e influencia o metabolismo negativamente, dificultando seu funcionamento natural e a capacidade em restabelecer a glicemia.
 Diminui a massa magra por elevar o nível de hormônio cortisol (hormônio do catabolismo), diminui os níveis de testosterona (hormônio também responsável pelo aumento de massa magra) e causa deficiência de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.
O valor calórico da cerveja (altamente calórica,7Kcal por grama) não é aproveitado pelo organismo na forma de glicose, não fornecendo combustível para as células do corpo.
 Alteração do metabolismo dos lipídios, favorecendo ao acúmulo da gordura na região visceral.
É muito complicado uma pessoa adquirir uma massa muscular “enchendo a cara” sempre. Quem procura aumento de massa muscular sabe o quanto uma boa alimentação e o descanso são fundamentais. Logo, o álcool somente vai prejudicar ou retardar os seus resultados.
Uma curiosidade: O consumo moderado (dosagem recomendada) segundo alguns estudos é de 3 copos de 200mL de cerveja para homens e 2 copos de 200mL para mulheres; doses elevadas podem causar prejuízo na performance de uma forma geral e por um considerável período de tempo, e tem o vinho em dose podem se bom a saúde. Ma minha opinião quer quer mesmo a hipertrofia não deveria toma nada de álcool mas vai de cada um.


Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »